Após a graduação em Medicina, o profissional interessado nessa carreira deve fazer uma residência em Clínica Médica. Esse profissional pode lidar com casos bem específicos como gastrite, diabetes, infecções, alergias, entre outras ocorrências. De acordo com o site Salário.com.br, um médico generalista ganha, em média, R$9.746,74, para trabalhar 29 horas semanais. Quando você tem dores de cabeça, abdominais, febre, enjoo, ou quaisquer outros sintomas inespecíficos, você vai ao pronto-socorro ou procura um clínico geral. Eles são muito bons nas suas áreas de atuação, e isso não significa que um seja melhor do que o outro. Nas Unidades de Terapia Intensiva , por sua vez, o clínico é o responsável por fazer o manejo de pacientes já em estados mais críticos.
- Entretanto, é importante ressaltar que isso não significa que esse especialista também não seja apto a fazer um acompanhamento em situações mais complexas.
- Exames de prevenção são uma das formas mais efetivas de evitar que doenças apareçam ou que não possam mais ser tratadas.
- “Com isso, a gente evita internações ou o encaminhamento para outro especialista, o que pode acabar sendo mais caro para o próprio paciente e para o sistema de saúde.
- Por isso, agende consultas periódicas com um clínico geral, faça os exames, o famoso check up, e esteja um passo à frente quanto aos cuidados com sua saúde.
- Dependendo de sua necessidade, o ideal é ter uma lista de todos os sintomas recentes e de casos anteriores de doenças.
- O objetivo de um paciente quando procura ajuda médica é muito provavelmente resolver algum problema imediato ou se prevenir de possíveis doenças.
Esse profissional pode acompanhar uma pessoa desde o seu nascimento, por toda a vida. Isso ajuda tanto o paciente, que sabe com quem contar, quanto o médico, que poderá avaliar a sua saúde. Por outro lado, ele traz um embasamento mais completo, para fazer o encaminhamento correto. O médico recém-formado, com tabela nutricional coca , tem a opção de seguir para uma especialização, como uma pós ou residência médica, ou permanecer na área geral.
Consulta Com Especialista Em Clínica Geral
A gente criou um plano de saúde muito legal, mas ainda não conseguimos vender para Pessoa Física, porque a ANS tem regras bem diferentes para esse tipo de plano. Além disso, o Médico de Família não está apenas preparado para cuidar de problemas físicos, mas também zelar pelo psicológico do paciente. Com um olhar amplo e delicado, ele entende a situação econômica, ambiental e posicionamentos em relacionamentos. Um médico com esse olhar mais amplo, um olhar 360º, consegue distinguir com maior precisão quando se trata de uma arritmia cardíaca ou um início de transtorno psicológico, como o da ansiedade, por exemplo, e já encaminhá-lo para o especialista correto.
O Que É Clínica Médica?
Clínica Geral têm sua atuação focada no corpo como um todo, ou seja, atuam no cuidado da saúde como um todo. “O médico clínico geral possui um olhar generalista, sendo capacitado a realizar a avaliação inicial do paciente, através de uma visão global das necessidades do indivíduo”, explica a Dra. Caroline Caldeira, coordenadora médica da Qualidade e dos Programas de Medicina Preventiva da Paraná Clínicas. “Já o médico especialista geralmente está voltado para a abordagem e tratamento de situações específicas e de maior complexidade, com olhar focal e menos amplo” completa. O médico clínico, por sua atuação ampla, tem contato direto e indireto com um enorme leque de especialidades médicas. Trata-se do profissional que, no geral, recebe o paciente que chega a uma unidade de saúde, faz um diagnóstico inicial e, se necessário, encaminha a pessoa para um atendimento mais focado no seu problema.
O Que Faz O Clínico Geral?
A média salarial do médico clínico gira em torno de 7 a 16 mil reais por 24 horas de trabalho semanais. Isso varia de acordo com a experiência profissional e a região do país onde está atuando. Ele pode montar um consultório com outros especialistas ou terceirizar os seus atendimentos por clínicas privadas. Sendo assim, pode atuar em diversos cenários que incluam a prática ambulatorial, as emergências médicas e os pacientes hospitalizados. A residência em clínica médica foca no cuidado do adulto, prestando assistência em todos os graus de complexidade. Ela tem um amplo campo de atuação, pois também é pré-requisito para a maioria das sub-especialidades clínicas.
